domingo, 16 de outubro de 2011

Académica - CF Santa Clara (2-3)


Hoje, pelas 11h00, recebemos o CF Santa Clara, a contar para a primeira jornada do Campeonato Distrital de Juvenis 2011/2012. Em mente, tínhamos o objectivo de começar o campeonato da melhor forma possível, ou seja, com uma vitória. Antes do inicio da partida fizemos a praxe aos nossos novos colegas, Luís Maia "Nolito" e Rui Melo, que se estrearam na nossa equipa. Ainda de realçar que ficou de fora da convocatória o sub-capitão Gonçalo Coimbra, pois estava doente e, obviamente, teria de repousar para no próximo jogo estar apto.


Iniciámos o jogo com o seguinte 5 inicial: Ricardo Dias, Pedro Roque, João Andrade, João Simões e Fábio Rodrigues "Mini".


Logo de inicio entrámos muito apáticos no jogo, muito lentos, sem qualquer razão para tal. Pelo contrário, o Santa Clara entrou muito forte, com pressão média-alta e com grande atitude! As primeiras ocasiões de golo pertenceram ao Santa Clara, que por várias vezes criaram perigo na nossa baliza, desperdiçando uma bola ao segundo poste interceptada pelo guarda-redes e situações de 1 para 0, numa altura que a nossa equipa andava mesmo perdida no jogo! Apesar disso, ainda por poucas vezes criámos situações que podiam ter originado golo, mas o Santa Clara defendeu muito bem, evitando que a bola entrasse. E como quem não marca sofre, após um remate fora da área que desvia num jogador nosso, o Santa Clara chega à vantagem (0-1). Nessa altura estávamos a jogar pessimamente, não estávamos a fazer o que trabalhámos nos treinos, nem parecíamos nós! Devido a isso, o Santa Clara, após um erro defensivo nosso, criou uma situação de vantagem numérica, onde o capitão adversário aparece na cara do guarda-redes, finalizando bem e aumentando a vantagem dos visitantes (0-2). A partir daí, a equipa teve uma quebra, desligámos completamente do jogo! Erros atrás de erros, falhas de marcação, etc... HORRÍVEL, é a única forma de descrever a nossa atitude. Com uma primeira parte em que o nosso desempenho foi ZERO, fomos para intervalo.


Já na segunda parte entrámos melhores, com melhor atitude, dispostos a virar o resultado. Não fomos perfeitos, longe disso, mas mostrámos que, apesar da atitude da primeira parte, estávamos dispostos a chegar à vitória! Penso que a partir daí fomos crescendo aos poucos, fomos um pouco superiores...Ainda por várias vezes chegámos à baliza adversária, mas falhava a finalização ou estava lá o guarda-redes adversário a evitar o golo, que estava a realizar um excelente jogo! Por azar, o Santa Clara aumenta a vantagem (0-3), após uma situação de 1 para 0, o que nos deixava numa posição desconfortável. Contudo, não desistimos, fomos à luta e ainda ambicionávamos a vitória, mas quando já estávamos a dominar minimamente o jogo, o adversário começa a cometer uma série de faltas, em que o árbitro não mostra nenhum amarelo a nenhum jogador do Santa Clara após "carrinhos", rasteiras, etc. quando nos agarravam, puxavam camisolas, nada! O Santa Clara chegou à 5ª falta, mas após mais uma outra falta, tivemos o direito a um livre de 10 metros. Foi chamado para bater João Andrade, que infelizmente desperdiçou essa ocasião, rematando à figura do guarda-redes adversário.


A cerca de 7 minutos do fim, Pedro Roque é expulso com vermelho directo, tendo o árbitro justificado que tinha havido contacto entre a bancada e o Pedro. Assim, com menos um seria difícil chegar ao golo, mas tivemos grande atitude a partir daí, apostámos no guarda-redes avançado (4 para 4) e fruto disso chegamos ao golo (1-3), por intermédio de Andrade em que, após uma boa jogada finalizou de fora da área e deu-nos alguma esperança! Continuamos com grande vontade de virar o jogo, mas de referir que o adversário fez mais duas ou três faltas uma delas que é mão do jogador adversário e uma em que o guarda-redes do Santa Clara agarra a bola fora da área, ou seja, seriam as 7ª e 8ª faltas, que originariam mais dois livres de 10 metros, em que o árbitro, para variar, nada assinalou e que podiam ser determinantes no jogo! Continuamos a apostar no guarda-redes avançado, agora 5 para 4 pois já tinham passado 5 minutos, e após mais uma grande jogada, João Andrade, novamente, encosta ao segundo poste (2-3), motivando-nos ainda mais para chegar à vitória! Infelizmente, o tempo não deu para mais, e terminámos o jogo com uma derrota!


Penso que não estivemos nada bem, à excepção de alguns momentos da segunda parte e quando só tínhamos 4 jogadores em campo. Aí mostrámos uma boa atitude! De resto, não demonstrámos o nosso valor, não tivemos atitude, garra, e, sobretudo, HUMILDADE! Também há que admitir que a equipa de arbitragem esteve bem na expulsão do Pedro Roque, isso não há dúvida, mas não esteve muito bem na abordagem a certos lances que poderiam ter sido determinantes no resultado final, mas é certo que foi a primeira parte que marcou o jogo todo.

Temos que dar os parabéns à equipa do Santa Clara que foi muito forte, jogou bem, com grande garra, vontade, e humildade, coisa que faltou à nossa equipa...

Agora há que levantar a cabeça, este jogo já é passado, temos de continuar a trabalhar cada vez mais e melhor, com garra, atitude, ambição e, especialmente HUMILDADE; que é coisa que nos falta imenso! O próximo jogo é em Vila Verde, contra a equipa local, onde não podemos ter a mesma atitude de hoje, temos que dar o máximo para, no fim , chegarmos ao nosso grande objectivo!






Força equipa!

2 comentários:

Anónimo disse...

ha que nao baixar a cabeça, so dependemos de nos!
Guilherme Veríssimo

Paulo Sá disse...

Excelente crónica ao jogo.
Foi um bom jogo de Futsal com duas boas equipa.
Na tua crónica demonstraste humildade.
um bom campeonato para ti e para toda a tua equipa.
abraço