terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Entrevista para o "Noticias do Futsal" - Ricardo Dias e Telmo Santos



Aqui fica a minha entrevista e do Telmo Santos (guarda-redes dos juniores da Granja do Ulmeiro) feita para o blog "Noticias do Futsal" (com o qual o meu blog tem uma pequena parceria) acerca do Futsal no Distrito de Coimbra. Queria agradecer ao meu amigo Eládio Terra, que é o coordenador do blog, pela entrevista e dar os parabéns pelo excelente trabalho que tem feito ao abordar no seu blog o universo da formação do futsal Nacional, onde também entra o Futsal do nosso distrito.


Podem aceder ao Noticias do Futsal e clicando em: http://noticiasdofutsal.blogspot.com/
E também ao blog do Telmo Santos clicando em: http://telmosantoss.blogspot.com/

««

Futsal em Coimbra: Ricardo Dias e Telmo Santos analisam


Ricardo e Telmo são dois jovens apaixonados pelo Futsal, naturais de Coimbra, que nos irão ajudar a conhecer melhor a realidade do Futsal Conimbricense.

Notícias do Futsal - Como se chamam ? E que idade têm ?
Ricardo Dias - O meu nome é Ricardo Dias, tenho 16 anos e sou de Coimbra.
Telmo Santos - O meu nome é Telmo Santos e tenho 18 anos.

NF - Como nasceu essa paixão pelo Futsal ?
TS - Esta paixão talvez nasceu um pouco tarde, eu começei a jogar futebol de 11 no Arzil (meu último ano de Iniciado) onde era defesa central, mas jogava com amigos futsal e sempre gostei de ser Guarda-Redes e quando terminou a época de futebol de 11 mudei para futsal (CS S.João) por intermédio de um colega meu (Mário Pimentel), posso dizer que essa paixão não nasceu num momento concreto.
RD - Quando era pequeno gostava de jogar à bola, como todos os miúdos, e ambicionava jogar numa equipa federada. Nessa altura, o meu primo era Director do Futsal da Académica e, como a equipa de Infantis necessitava de um guarda-redes e essa era a minha posição preferida, convidou-me para ir fazer um treino, apesar de ainda ser de um escalão abaixo de Infantil (Escola). Consegui um lugar na equipa, fui aprendendo cada vez mais sobre este desporto que não conhecia. Ia acompanhando os jogos dos escalões de formação da Académica, da equipa sénior e de equipas de topo Nacional. Isso motivava-me cada vez mais, ia aumentando o meu interesse pela modalidade, até que se tornou numa paixão e, actualmente, posso dizer que o Futsal faz parte do meu quotidiano.

NF - Quais as equipas que já passaram e quantos títulos têm ?
TS - Tive uma experiência de futebol de 11 (J.D.R. Arzila), depois passei para o futsal onde vesti a camisola do CS S.João por 3 épocas, e na presente época e no meu último ano de formação estou a representar a Associação de Granja do Ulmeiro (AGU-Futsal).
Falando dos títulos do futsal não venci nenhum, fiquei sempre em segundo classificado ou finalista da taça AFC, mas penso que na formação isso não é o mais importante,o que é importante é mesmo formar jogadores e nesse campo penso que já ganhei muito.
RD – Até hoje só joguei na Académica e aqui conquistei 3 títulos distritais, Campeonato Distrital de Iniciados 2009/2010, Taça Distrital de Iniciados 2009/2010 e Taça Distrital de Juvenis 2010/2011. Neste último ano fomos vice-campeões.

NF- Qual o vosso maior sonho ?
TS - O maior sonho de qualquer jogador é representar a Selecção Nacional eu não fujo à regra.
RD – O meu maior sonho é um dia poder chegar ao nível mais alto do futsal, jogar na 1ª Divisão e ir à Selecção Nacional. Tudo isto seria mais especial se estivesse ao serviço dos séniores da Académica, onde espero poder estar daqui a 3 anos.

NF - Falemos do Futsal de Coimbra. Em Coimbra existe competição ? Entre quantos clubes ?
TS - Falando do campeonato de júniores (5 equipas) existe sim uma competição entre Académica e CS S.João, estas duas equipas ao longo dos últimos anos disputam sempre o campeonato, depois temos o Vilaverdense e a Granja do Ulmeiro que conseguem tirar pontos a estas duas equipas e que torna o campeonato um pouco mais competitivo.
RD – Sim, pode-se dizer que existe competição entre equipas em todos os escalões. Coimbra tem um histórico variado no Futsal, onde se pode observar que uma equipa foi muito raramente campeã vários anos seguidos. Isso prova o desenvolvimento dos clubes e da modalidade em si, mas também a competitividade dos campeonatos ao longo das épocas.
No que toca à competitividade entre clubes em Coimbra, na minha opinião, tem vindo a crescer cada vez mais. As equipas tem subido de nível e a qualidade de cada uma é cada vez mais notória. Actualmente, qualquer uma das equipas de qualquer escalão em Coimbra pode ser candidato a um título distrital, o que significa que existe competição entre todos os emblemas, o que é bastante positivo para o futsal na nossa cidade. Em casos mais particulares, à que destacar a grande “rivalidade” entre Académica e São João que, nos últimos anos, têm se debatido pelos títulos na formação.




NF - Quantos campeonatos existem em Coimbra ?
TS - Existem precisamente 7 campeonatos (Benjamins, Infantis, Iniciados, Juvenis, Júniores e Seniores Femininos como Masculinos)
RD – Neste momento, existem cerca de 7 campeonatos, que vão dos Benjamins até aos Séniores Masculinos, onde se inclui também as Séniores Femininas.

NF - Em Coimbra existem quantos Pavilhões ?
TS - Não sei ao certo quantos são, é mais ou menos cada clube tem o seu pavilhão.
RD – É difícil dizer um número certo, de facto existem bastantes pavilhões no nosso Distrito, muitos deles com óptimas qualidades e condições e alguns mais velhos e com menos condições. Em Coimbra podemos afirmar que a falta de pavilhões não é um problema, mas sim os custos com os alugueres pelos clubes que não possuem nenhum e necessitam de alugar.

NF - O que pensam da AF Coimbra ?
TS - Tenho uma opinião relativamente má sobre a Associação de Coimbra, tem modelos competitivos estranhos, como por exemplo um campeonato ser disputado num jogo único (tipo final de uma taça), no campeonato de séniores (duas séries de 9 equipas) este ano o modelo diz que há uma primeira fase depois passam os 4 primeiros para a segunda fase com metade dos pontos e jogam entre si os quatro primeiros da mesma série. Depois o vencedor de cada série vai a uma final e ai sim há o campeão, penso que não tem muita lógica. Penso que a associação devia se preocupar mais com os modelos competitivos.
Pelo que tenho visto em Coimbra é dos poucos distritos em que os jogos dos Júniores são ao Domingo de manhã, será que não tinha mais lógica os benjamis e infantis jogarem eles ao domingo e não ao sábado ? Assim sendo muitos pais os podiam acompanhar, logo os júniores jogavam ao sábado à tarde.
RD – Acho que tem feito um trabalho suficiente no seio do Futsal em Coimbra, sempre houveram campeonatos e condições para serem realizados, que é o mais importante. Por outro lado, a AFC tem vindo a falhar no que toca à motivação e divulgação do Futsal em Coimbra, são cada vez menos os clubes que se inscrevem nas competições Distritais. Por isso, há que fazer algo para inverter esta situação.

NF - O que pensa sobre as participações das equipas de Coimbra nos Nacionais de Juvenis e Júniores ?
TS - Vejo a participação das equipas de Coimbra de uma forma positiva, visto que vão jogar contra os campeões de outros distritos e vencem alguns jogos chegam às meias-finais e finais, só tenho de ver a participação de qualquer equipa de forma positiva.
RD – As participações das equipas de Coimbra nas Taças Nacionais têm sido bastante positivas, têm contribuído para a evolução da modalidade no nosso Distrito e têm dado bastantes alegrias. Nas épocas transactas a Académica conquistou a competição em 2005 e conseguiu chegar às meias-finais na época passada no escalão de Juniores. O São João, também em Juniores, chegou à final em 2009 que não se chegou a realizar. Em Juvenis, também as participações também têm sido positivas. Tudo isto revela o valor do Futsal Conimbricense, também estamos na vanguarda do Futsal Nacional !

NF - Como vê o desenvolvimento do Futsal em Coimbra ?
TS - Em Coimbra temos 23 equipas séniores masculinas contando com as equipas que estão nos nacionais, e só existirem 5 equipas júniores no nosso distrito é um pouco preocupante. Por outro lado nota-se que existe uma evolução a nível dos mais pequeninos pois cada vez aparecem mais equipas benjamins (12 equipas),infantis (15 equipas), iniciados (12 equipas), juvenis (13 equipas) o que deixa até um bom indicador que a modalidade em Coimbra está a ter grande visibilidade prova disso é a Selecção Nacional vir jogar a Coimbra.
RD – Por um lado está num bom caminho, as equipas a nível Distrital têm evoluído, os clubes e a AF Coimbra têm apostado mais nesta modalidade, e daí resultaram grandes eventos de Futsal a nível Nacional na nossa cidade, nomeadamente, competições Nacionais de Futsal Universitário, a Final da Taça Nacional de Júniores 2010/2011, os dois jogos de preparação da selecção Portuguesa contra o Brasil e, mais recentemente, o apuramento para o Campeonato do Mundo de Futsal 2012.
Provas do desenvolvimento da modalidade em Coimbra também são as participações das equipas do Distrito nos Campeonatos Nacionais. Temos a Académica na 1ª Divisão (que eu espero que continue), o São João na 2ª Divisão (onde são depositadas muitas esperanças na subida à 1ª esta época) e o Vilaverdense, Prodeco e Centro Social de Ribeira de Frades na 3ª Divisão (que têm possibilidades de poder subir mais alto).
Por outro lado também há que incentivar os clubes a aderirem à modalidade, dando mais apoios, organizando muito bem todas as competições e promovendo mais eventos de Futsal.

NF - Que perspectiva tem sobre a realidade do Futsal em Portugal ?
TS - Quanto ao futsal português penso que está indo pelo um bom caminho, para melhorar devia existir selecções a nível distrital e depois de vários torneios quadrangulares (2 ou 3) por época, existir uma selecção nacional de sub 15, sub 18 e sub 21 e defrontar outros países.
RD – O Futsal é uma modalidade que tem vindo a crescer muito em Portugal, tem vindo a ganhar muitos adeptos e simpatizantes e as pessoas estão a ganhar o gosto por ela. As equipas de todo o país têm vindo a afirmar-se e também estão a surgir novas equipas que no futuro prometem. É importante ainda referir que existem muitas potências na formação por todo o país, isto é, clubes que apostam muito na formação, que depois dá os seus frutos, como é o caso do Freixieiro, Boavista, Cohaemato, Sporting, etc., que conseguem formar excelentes jogadores para depois ingressarem as suas equipas séniores e chegar ao topo, o que é muito positivo para o Futsal Nacional.

Sem comentários: