domingo, 8 de janeiro de 2012

Domus Nostra - Académica (3-4)


Hoje, dia 8 de Janeiro, deslocámo-nos a Portomar (perto de Mira), para defrontar o Domus Nostra a contar para a última jornada da 1ª fase. A nossa equipa já estava apurada para a 2ª fase do campeonato, enquanto que o Domus era uma das equipas que necessitava de vencer nesta jornada para passar também. Previa-se, então, um jogo bastante equilibrado e que prometia emoção.

Iniciámos o jogo com o seguinte 5 inicial: Ricardo Dias, Pedro Roque, João Andrade, João Simões e João Alves.



O jogo iniciou-se com posse de bola para a nossa equipa, mas foi mesmo o Domus Nostra a criar as primeiras ocasiões do jogo, sobretudo em transições defesa-ataque, onde o nosso guarda-redes e a defesa tiveram bem, evitando um golo madrugador. A partir daí o jogo equilibrou-se, com a nossa equipa a responder ao bom inicio de jogo da parte do Domus, criando também algumas situações onde o golo poderia mesmo ter surgido. Esse golo viria a surgir pouco tempo depois por intermédio de Pedro Roque que, com um bom remate na ala esquerda, nos colocou em vantagem no jogo (0-1).


 Continuaram-se a criar oportunidades para ambos os lados, uma das mais notórias foi um livre à entrada da nossa área que conseguimos evitar que entrasse. De seguida é assinalado outro livre, desta vez a favorecer-nos, onde aplicámos uma jogada estudada que deu golo (0-2), por intermédio de João Simões, que simplesmente encostou ao segundo poste. Após o segundo golo recuámos as linhas defensivas, optando por uma pressão mais baixa e demos rotatividade à equipa. Alguns minutos depois a equipa da casa reduz (1-2), numa situação algo duvidosa, sendo que na nossa abordagem ao lance o golo é marcado no seguimento de uma falta não assinalada sobre Afonso Figueiredo.



Apesar disso, tentámos controlar o jogo e procurar aumentar a vantagem, o que aconteceu após um passe de João Andrade para o segundo poste, onde estava João Alves que finalizou (1-3). Quando esperávamos ir para intervalo com uma vantagem de 2 golos surge o segundo golo do Domus (2-3), após perda de bola na saída para o ataque, que nos deixou em inferioridade numérica. Com este resultado fomos para o descanso.



Já na segunda parte o jogo complicou-se mais para o nosso lado, com o Domus a pressionar muito, o que nos causava algumas dificuldades na construção de jogo.


 Mesmo assim, iam-se criando oportunidades para qualquer uma das equipas marcar, até que, para nosso azar, o Domus Nostra chegou ao empate (3-3), numa má reposição de bola do guarda-redes Ricardo que originou uma situação de 2 para 1 bem aproveitada pelos adversários.



Com o empate as coisas não se estavam a tornar fáceis para a nossa equipa, mas não nos deixámos intimidar e procurámos regressar à vantagem. Apostámos mais no ataque e por várias vezes podíamos ter marcado novamente, mas o Domus esteve sempre a defender muito bem, com mérito para o guarda-redes da casa, que negou por inúmeras vezes o nosso golo. De facto, na finalização a nossa equipa também não estava a 100%, mas felizmente voltaríamos a marcar, Pedro Roque a bisar com um remate à entrada da área e a colocar-nos em vantagem novamente (3-4).

Já no fim da partida, a equipa de Portomar ainda apostou no 5 para 4 (guarda-redes avançado), mas de pouco serviu pois já faltavam poucos minutos para o fim do jogo.

E com esta vitória terminámos a 1ª fase do Campeonato, com 9 vitórias consecutivas em 10 jogos (apenas uma derrota), passando em 1º lugar do grupo com 10 pontos de avanço do 2º lugar, pois beneficiámos da derrota do Santa Clara em Soure.

Assim sendo, passam também à 2ª fase o Santa Clara (2º) e Vila Verde (3º).









Entretanto, só voltaremos a jogar daqui a 2 semanas, dia 22, para a taça em Santa Clara, o que nos deixa tempo para descansar, mas também para trabalhar para os jogos que se avizinham.

Sem comentários: