Depois de um excelente Campeonato e de uma boa entrada na Taça Nacional, a equipa de Juniores da Académica deslocou-se, no passado Sábado 9 de Abril, ao Pavilhão da Escola de Condeixa, para disputar a meia-final da Taça AFC, mais uma competição que esta equipa ambicionava vencer. A equipa apresentava-se desfalcada, bem como o adversário Centro Social São João, tanto que as duas formações não apresentavam todos os atletas, pois uns estavam em viagem de finalistas (na nossa equipa Nuno Picado, Pedro Carvalho, João Simões) e outros por castigo (na nossa equipa somente Júlio Mendes). Assim, os respectivos treinadores de ambas as equipas tiveram de recorrer aos planteis Juvenis, sendo no nosso clube foram convocados os seguintes jogadores: Pedro Santos, Pedro Roque, Francisco Couceiro e Ricardo Dias.
Adivinhava-se uma partida muito renhida, com grande emoção e espectáculo. Começámos o jogo com o seguinte 5 inicial: Grilo, André Silva, Rodrigo Cardoso (Gui), André Neves e David Pratas (Neca).
O jogo começou com a equipa do São João a optar por uma pressão alta, com mais posse de bola e com mais ocasiões de marcar e também tivemos a infelicidade do nosso capitão André Neves estar lesionado, mas rapidamente crescemos no jogo e respondemos com algumas situações positivas.
Tudo estava a correr normalmente, até que numa situação em que temos de cometer falta, pois na sequência de um lance em que um adversário chuta na mão do nosso guarda-redes Grilo, que fica caído no chão lesionado, tendo o árbitro nada assinalado. Resultado? André Silva recebe um cartão amarelo, que nem era para ele, visto que o árbitro nem sabia quem tinha cometido a falta e Grilo, que estava a pedir a paragem do jogo para ser assistido, teve de ser substituído por Mauro, que teve a infelicidade de sofrer o golo após a marcação desse mesmo livre, ficando o São João em vantagem! Com este resultado injusto recolhemos para o balneário.
Já na segunda parte entrámos muito melhor, dispostos a virar o resultado e, passado algum tempo, chegámos ao empate (1-1) através de André Silva, o que nos motivou para chegar à vantagem, que viria a aparecer mais tarde, por intermédio de Rui Cortesão (1-2) que voltou aos golos depois da lesão que o afastou durante uns meses. O São João a alguns minutos do fim iniciou o 5 para 4, de forma a tentar empatar o jogo. Esse 5 para 4 iria transformar-se num 5 para 3, visto que o árbitro decide expulsar Neca, depois de um segundo amarelo dado porque a bola é chutada contra o braço do mesmo. Na minha opinião a expulsão foi escusada, sendo que o primeiro amarelo é patético e inexistente. Também de assinalar que o guarda-redes Mauro é agarrado e deitado ao chão por um adversário quando tenta aliviar uma bola à entrada da área e ainda leva um amarelo! Com esta vantagem numérica obviamente que o São João empatou a menos de 1 minuto do fim do jogo, levando assim o jogo para o prolongamento.
Na primeira parte do prolongamento não houve muitas ocasiões de perigo para as duas equipas, mas na segunda parte a nossa equipa dispôs de várias oportunidades de marcar, uma bola no poste enviada por Pedro Santos e um bom remate de André Silva interceptado pelo guarda-redes adversário.
Com um empate final, o jogo teve de ser resolvido através da marcação de penaltis. A moeda ditou que era a nossa equipa a começar a marcar, sendo a ordem dos marcadores: Pedro Santos, André Neves, Pedro Roque, André Silva, Rodrigo Cardoso, Rui Cortesão.
O primeiro a bater foi o nosso capitão dos Juvenis, Pedro Santos, que não falhou. De seguida Rui do São João que marca também. Seguidamente o Capitão André Neves a falhar, onde Telmo adivinhou o lado. Depois Freitas do São João a pôr a sua equipa em vantagem. Pedro Roque o terceiro que também não marcou, pois Telmo estava num grande dia e em boa forma, a evitar mais um golo da nossa equipa. Miguel Malhão, capitão dos Juvenis, a marcar sem hipóteses para Mauro. Finalmente André Silva a rematar ao lado, o que determinou o segundo finalista da Taça.
Resumindo a marcha do marcador (penaltis):
2-3 Pedro Santos (AAC)
3-3 Rui (CSSJ)
3-3 André Neves (AAC)
4-3 Freitas (CSSJ)
4-3 Pedro Roque (AAC)
5-3 Miguel Malhão (CSSJ)
5-3 André Silva (AAC)
O resultado final foi 5-3 a favorecer o São João. Na minha opinião penso que merecíamos a vitória, pois fizemos uma segunda parte muito boa e no geral penso que fomos superiores.
No dia seguinte realizou-se a Final: Santa Clara-São João (Santa Clara tinha ganho por 7-3 ao Miro), que favoreceu a equipa preta e branca, que ganhou aos rapazes de Pé-de-Cão por 3-2 e, assim, levou a Taça para sua casa.
Agora a nossa equipa de Juniores tem de se concentrar para mais uma competição, a Taça Nacional, onde espera obter bons resultados!
Foi um dia mau, MAS OS CAMPEÕES SOMOS NÓS!!! BRIOOOSAAAA!!!
( foto retirada de www.telmosantoss.blogspot.com, obrigado Telmo!)